Itabuna reforça segurança em prédios públicos municipais

Tecnologia a serviço da preservação do patrimônio público
Ascom

A Prefeitura de Itabuna iniciou na terça-feira a implantação do sistema de segurança eletrônica 24 horas nas escolas municipais, postos de saúde e em outros prédios públicos municipais, dentre os quais as secretarias de Transporte e Trânsito, Assistência Social, Saúde e Esportes e Recreação.  O serviço também contempla a vigilância do Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano.

O sistema de segurança eletrônica está sendo implantado nas 32 unidades de saúde, 79 escolas e 32 outros prédios públicos em que a segurança vinha sendo feita apenas por guardas civis municipais. A previsão da Secretaria de Administração é que todos os prédios públicos passem a contar com o reforço da tecnologia até 31 de dezembro.

Nesta primeira semana, os sensores de presença e centrais GPRS – serviço de transferência de dados via rádio – estão sendo instalados em prédios como Escola Municipal 28 de Julho, antiga Ubaldo Dantas, e Unidade Básica de Saúde Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, e Escola Betel, no Fátima. O sistema eletrônico funciona sem a necessidade de linhas telefônicas.  

Mais proteçãoA secretária da Administração, Mariana Alcântara, ressalta que, com o sistema de segurança eletrônica, os prédios públicos ficarão mais protegidos e os homens da guarda civil municipal terão uma nova função passando a fazer, por exemplo, patrulhamentos diários nos prédios públicos, principalmente nas escolas municipais. “O trabalho de combate a roubo, furtos e vandalismo se tornará mais eficiente”, observa.

A secretária explica que, em caso de ação criminosa contra o patrimônio público, o atendimento da ocorrência será mais eficiente, com deslocamento mais rápido de viaturas da Guarda Civil Municipal – GCM- e a Polícia Militar sendo acionada quase que simultaneamente, já que estão permanentemente em rondas pela cidade. Além disso, os guardas civis municipais vão realizar ações preventivas, com presença maior nas praças públicas, como prevê a Lei Municipal nº 2.248, sancionada pelo prefeito Claudevane Leite em 4 de outubro de 2013.

O coordenador de Segurança Eletrônica da Guarda Civil Municipal, inspetor William Fróes, afirma que, mesmo que se utilizasse todo efetivo de  mais de 200  homens, a instituição não daria conta de proteger todos os prédios públicos. “Mas com a segurança eletrônica 24 horas, a GCM estará atuando pelos quatro quantos da cidade, já que há sempre as equipes e prontidão.  

De acordo com Mariana Alcântara, além do sistema eletrônico de vigilância, está previsto para o próximo ano o sistema de videomonitoramento de todos os prédios públicos municipais. “Dessa forma estaremos garantindo proteção não só ao patrimônio, mas também a integridade física dos funcionários públicos municipais. Outro detalhe que é a Guarda Civil Municipal passará desenvolver também ações educativas junto à comunidade, com a realização de palestras e atividades”, finaliza.